Nunca faça pagamentos para desconhecidos ou envie dinheiro para desconhecidos. Se receber uma mensagem ’Envia aquele valor’, um pedido de PIN inesperado ou uma referência bancária para pagamento, certifique-se que conhece a entidade a quem está a pagar e que foi iniciativa sua.
Temos tido conhecimento de diversos casos de burla que utilizam os métodos acima, de diferentes formas e, em alguns casos, tentando dar uma imagem de credibilidade com ’screenshots’ e até mesmo fotos de funcionários bancários no Whatsapp.
Envia o valor
O método mais simples é enviarem-lhe uma mensagem dizendo para enviar aquele valor para um número/nome. Se não conhece o número/nome, não envie. Ignore.
Não se deixe enganar!
Fala do Banco (ou operadora)
Outro método utilizado é dizer que fala do banco ou da operadora e que a sua conta bancária ou móvel está a zeros. E que para repôr o valor deve pagar uma referência bancária que lhe fornecem.
Eventualmente até lhe perguntam quanto tinha na sua conta e vão dar-lhe instruções sucessivas com referências bancárias sucessivas, se cair na primeira.
É uma burla. Os bancos não fazem isso. Ignore e, se quiser confirmar, vá a um balcão do banco ou carteira móvel.
Não se deixe enganar!
Quero comprar o seu produto
Um outro método utilizado é simular uma compra.
Se tem uma conta no Instagram ou tem uma loja ou está a vender alguma coisa:
dizem-lhe que querem comprar o produto.
pedem-lhe os dados de uma carteira móvel (o celular).
em vez de lhe enviarem dinheiro, pedem-lhe dinheiro - aparecendo-lhe o pedido de PIN no seu celular.
Não digite o PIN. É uma burla, mesmo que o burlão lhe diga ou tente demonstrar que não. Ignore.
Não se deixe enganar!